O câncer de bexiga está entre os tumores mais comuns que atinge o trato urinário, tanto nos homens quanto nas mulheres.
Existem 3 tipos de câncer que se iniciam nas células que revestem a bexiga. O mais frequente é o carcinoma de células transicionais, seguido do carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma.
O principal fator de risco para o câncer de bexiga é o tabagismo. Fumar aumenta em muitas vezes a chance de desenvolver o câncer, quando comparado àqueles que não fumam.
Vale mencionar que o câncer de bexiga é uma doença silenciosa, principalmente em sua fase inicial, evoluindo sem apresentar sintomas. Na maioria dos casos, a presença de sangue na urina é o primeiro sinal de alerta, porém nem todo sangramento significa necessariamente ter câncer na bexiga. Essa hipótese deverá ser descartada pelo especialista após o exame diagnóstico. Em algumas situações, podem vir acompanhado de dor ou ardência e urgência ao urinar.
Com os avanços significativos no tratamento, o câncer na bexiga possui uma grande chance de cura. Essa taxa irá depender do estadiamento e do grau de comprometimento do órgão.
Dr. Rafael F. Locali | Urologista |CRM 133874
É isso.
Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
Não tenho conflitos de interesse a declarar.