A recuperação da cirurgia de fimose é geralmente rápida, podendo apresentar inchaço e desconfortos leves, que são controlados com as orientações médicas
A fimose é uma condição caracterizada pelo estreitamento anelar do prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis, impedindo a sua exposição ou, quando é possível a sua exposição, provocando um garroteamento do corpo peniano. É uma situação completamente diferente das aderências do prepúcio na glande, que são bastante comuns. Estimativas indicam que aproximadamente 97% dos meninos nascem com essas aderências e, na maioria dos casos, a condição se resolve naturalmente com o tempo. A fimose, por outro lado, não se resolve espontaneamente.
Dessa forma, caso seja identificada fimose, certamente será necessária uma intervenção cirúrgica simples para a remoção do prepúcio. É fundamental compreender em quais situações o procedimento é indicado, como ele é realizado e quais cuidados devem ser tomados durante a recuperação da cirurgia de fimose, garantindo uma experiência mais tranquila e segura para o paciente.
Cirurgia de fimose com o urologista Dr. Rafael Locali!
Índice
Quando a cirurgia de fimose é indicada?
A cirurgia de fimose é indicada quando o paciente apresenta:
- Dor;
- Ardência ao urinar;
- Desconforto durante a ereção;
- Dificuldades para higiene adequada;
- Retenção de urina e infecções urinárias de repetição;
- Infecções recorrentes de prepúcio;
- Inflamação persistente do prepúcio ou da glande;
- Parafimose, uma complicação grave em que o prepúcio é puxado para trás da glande e não consegue retornar à posição original, ficando preso.
A operação pode ser feita em qualquer fase da vida, mas, idealmente, é realizada o quanto antes, dado que o desconforto ou a dor da recuperação da cirurgia de fimose e a dificuldade do cuidado aumentam proporcionalmente com a idade do paciente.
Como a postectomia é realizada?
A postectomia é uma cirurgia realizada por urologistas ou por cirurgiões pediátricos, normalmente sob anestesia geral. Nesse procedimento, o médico remove um segmento de prepúcio, juntamente com a porção do prepúcio que está estreita, de maneira que, ao final da cirurgia, a glande fique exposta.
A duração do procedimento pode variar, geralmente levando de trinta minutos a uma hora. Após o procedimento, o paciente costuma receber alta no mesmo dia, devendo seguir as orientações para a completa recuperação da cirurgia de fimose.
Cuidados no pré e pós-operatório
O pré e o pós-operatório da cirurgia de fimose são fundamentais para o sucesso do procedimento. Antes da postectomia, é necessário realizar uma avaliação médica e exames laboratoriais, como hemograma e testes de coagulação. O paciente deve seguir o jejum de 6 a 8 horas antes da anestesia e informar ao médico os medicamentos que esteja usando, seguindo as orientações deste.
No pós-operatório, o paciente deve seguir cuidados específicos para garantir a cicatrização e recuperação da cirurgia de fimose. Entre as principais orientações a serem seguidas estão:
- Utilizar pomadas cicatrizantes;
- Realizar a higienização adequada;
- Fazer compressas frias na região;
- Ficar de repouso nos primeiros dias;
- Atividades físicas e de impacto devem ser evitadas por 30 dias;
- Tomar os analgésicos prescritos pelo médico;
- No caso de adolescentes e adultos, não manter relações sexuais por ao menos 1 mês.
Como é a recuperação da cirurgia de fimose?
A recuperação da cirurgia de fimose normalmente é rápida e tranquila. É fundamental seguir as orientações médicas para garantir o bem-estar do paciente e a segurança do resultado. Contudo, é normal e esperado que o paciente sinta alguns desconfortos durante essa fase de recuperação, mas esses sintomas tendem a ser temporários.
O que esperar da recuperação da cirurgia de fimose?
Na recuperação da cirurgia de fimose, é comum observar alguns sintomas, como inchaço na pele do pênis, especialmente nos primeiros 15 dias, que pode ser assimétrico, com um lado mais inchado que o outro. Para ajudar a reduzir o edema, é importante seguir as orientações médicas.
A sensibilidade aumentada nos primeiros dias é um desconforto comum durante a recuperação da cirurgia de fimose, assim como a possível saída de um pouco de sangue após a remoção do primeiro curativo. Caso isso ocorra, basta aplicar uma leve pressão com gazes.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia de fimose?
O tempo de recuperação da cirurgia de fimose geralmente varia de 10 a 30 dias. A maioria dos pacientes, especialmente as crianças, consegue retomar suas atividades normais após poucos dias. No entanto, é fundamental seguir rigorosamente as orientações médicas para assegurar uma recuperação adequada e minimizar o risco de complicações.
Entre em contato com o Dr. Rafael Locali e agende uma consulta.
Fontes: