Atente-se: sangue no esperma pode indicar problemas!

2 agosto, 2017

Concordo que a presença de sangue no esperma causa um certo grau de desespero. Já atendi vários pacientes com essa queixa, e, por isso, gostaria de esclarecer alguns pontos importantes.

Esse problema se chama hemospermia, e normalmente é uma condição benigna e autolimitada. Isso quer dizer que pode ocorrer uma vez e nunca mais aparecer.

Pode ser ocasionada por algum problema inflamatório ou infeccioso, especialmente nos pacientes mais jovens. Por outro lado, nos pacientes mais maduros, a hemospermia precisa ser investigada com mais cuidado, porque pode associar-se a outros problemas urológicos, como tumores, amiloidose de vesícula seminal ou até infecções mais graves.

O tratamento varia conforme a causa da hemospermia, podendo ser desde o uso de medicamentos, até o tratamento cirúrgico. Por isso, ao perceber qualquer sinal de sangue no esperma, mantenha a calma e procure o seu urologista para uma avaliação.

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama.
Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874
Não tenho conflitos de interesse a declarar.