Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Câncer de rim é possível retirar só o tumor?

Câncer de rim é possível retirar só o tumor?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Câncer de rim é possível retirar só o tumor?

29 junho, 2017

A neoplasia de rim é uma doença cujo melhor tratamento é a cirurgia. De fato, existem tratamentos com quimioterapia, mas, sem dúvida alguma, os melhores resultados são aqueles em que a cirurgia consegue retirar completamente o tumor.

Quando os tumores são pequenos e localizados em determinadas regiões do rim, é possível remover apenas o tumor, preservando o rim. Esse procedimento é chamado de nefrectomia parcial.

A preservação do rim, quando possível, é ótima para o paciente. Além do mais, é possível realizar essa cirurgia com técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, ou até mesmo com auxílio do robô, em que não é necessário fazer grandes incisões.

É muito importante ressaltar que, se a cirurgia é realizada adequadamente, não existe aumento do risco de recorrência do tumor! Se você tem um nódulo no rim, ou mesmo um cisto renal em que ficamos com dúvida se é benigno ou não, procure um urologista!

É isso.

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar de momentos felizes ao redor das pessoas que ama. ❤️

Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno