Tipos de tumores renais: quais são?

Imagem ilustrativa

21 janeiro, 2024

Tumores benignos e malignos dos rins podem afetar de crianças a idosos

Os rins desempenham um papel vital no corpo humano, sendo que qualquer irregularidade nesses órgãos pode causar implicações sérias para a saúde. Nesse sentido, é fundamental ter uma atenção extra com as diversas condições que podem afetar o sistema urinário, que vão desde doenças infecciosas até os inúmeros tipos de tumores renais, cujo tratamento pode ter bastante sucesso quando a condição é diagnosticada precocemente.

Descubra opções de tratamento seguras e eficazes para garantir o bem-estar do seu filho!

Sintomas comuns de tumores renais

Os tumores renais se manifestam através de uma ampla variedade de sintomas, muitos dos quais podem passar despercebidos ou serem menosprezados pelo paciente nas fases iniciais. Assim, é preciso ficar atento a sinais e sintomas que podem estar relacionados a alguns tipos de tumores renais e buscar atendimento médico imediato na presença deles, tais como:

• Dor na região lombar;
  • Urina escurecida ou com sangue;
  • Fadiga persistente;
  • Presença de massas abdominais;
  • Perda de peso inexplicada.

Tipos de tumores renais

São inúmeros os tipos de tumores renais que podem acometer crianças, adultos e idosos, e para identificá-los e diferenciá-los é preciso fazer uma análise laboratorial de suas células, o que também permite defini-los em malignos ou benignos. A seguir estão expostos os tipos mais prevalentes.

Carcinoma de células claras

O tipo mais comum de tumor renal é o carcinoma de células claras, que representa de 70% a 75% de todos os casos e é mais comum em homens do que em mulheres. Ao obter esse diagnóstico é preciso, também, atentar-se a outras características histopatológicas desse tumor, estimar o prognóstico e definir a necessidade de algum tratamento complementar.

Carcinomas papilíferos do tipo I e II

Os carcinomas papilíferos são subdivididos em tipo I e tipo II. Dentre eles, o tipo I é o menos agressivo, enquanto o tipo II é mais propenso a se disseminar para outras áreas do corpo (metástases) e, portanto, está mais associado a piores prognósticos.

Tumores cromófobos

Os tumores cromófobos são menos comuns e representam cerca de 5% de todos os tipos de tumores renais malignos. Essas massas têm a característica de aparecer principalmente após a sexta década de vida, sendo que apenas 7% dos pacientes costumam apresentar metástases.

Oncocitomas

Os oncocitomas são tipos de tumores renais benignos que muitas vezes podem ser confundidos pelo patologista com os tumores cromófobos. Isso porque, apesar de um ser maligno e outro benigno, acredita-se que ambos derivem de células semelhantes e, portanto, com características semelhantes à análise histológica visual.

Tumor de Wilms

Os tumores de Wilms, também chamados de neuroblastomas, são os tipos de tumores renais mais comuns em crianças – embora também possam acometer adultos. Porém, ainda que esse tipo de tumor tenha um comportamento mais agressivo, nas últimas décadas tem se notado uma melhora nos tratamentos, causando também um aumento na sobrevida dos pacientes.

Carcinoma urotelial

O carcinoma urotelial – que também pode ser chamado de carcinoma de células transicionais – tem origem nas células que revestem a parte interna do trato urinário, e por isso podem se originar tanto dos rins quanto dos ureteres, da uretra e, principalmente da bexiga.

Angiomiolipoma

Um dos tipos de tumores renais benignos é o angiomiolipoma, que, embora não apresente risco de metástases, pode crescer e causar uma sintomatologia importante ao paciente, como dor e sangramento. Por isso, após confirmar o diagnóstico é preciso avaliar a possibilidade e a necessidade de extrair cirurgicamente esse tumor.

Na Clínica do Dr. Rafael Locali o atendimento humanizado e de qualidade é a nossa prioridade. Tire dúvidas ou agende uma avaliação!

Previna-se contra os tumores renais

Embora os tipos de tumores renais estejam associados a uma maior predisposição genética, sabe-se que os fatores ambientais e comportamentais também têm grande importância para o desenvolvimento ou não da doença. Assim, para se prevenir contra os tumores renais é importante adotar um estilo de vida saudável, o que inclui uma dieta equilibrada, manter-se hidratado, praticar atividade física e evitar o consumo de medicamentos e substâncias sem orientação médica.

Além disso, manter um acompanhamento médico periódico e buscar atendimento sempre que notar sintomas suspeitos são medidas extremamente importantes para diagnosticar o câncer de rim ou tumores benignos com antecedência.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.

INCA

Oncoguia