Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Doenças Benignas de Próstata

Doenças Benignas de Próstata
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Doenças Benignas de Próstata

4 julho, 2019

Quando falamos sobre doenças da próstata, muitas pessoas pensam no câncer, já que ela é uma doença muito comum, pois acomete mais de 2 milhões de homens, com mais de 50 anos por ano. Mas, você sabia que existem doenças benignas de próstata? E é sobre elas que vamos falar neste texto. Eu separei duas: Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e a Prostatite.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é um crescimento natural da próstata, que acomete praticamente todos os homens em algum momento da vida. O aumento desse órgão é benigno, por isso é diferente do câncer. A HPB acomete 50% dos homens com mais de 50 anos e 90% dos homens com mais de 90 anos.

 

 

Quais são as causas?

As causas da HPB são desconhecidas, mas existem alguns fatores que contribuem para o aparecimento, como: idade, histórico familiar, presença de níveis elevados de hormônios masculinos (testosterona), alterações genéticas e até inflamações crônicas da próstata.

Alguns estudos determinaram a relação entre desenvolvimento da doença com fatores nutricionais e sedentarismo. Por isso, consumir gorduras saturadas e zinco aumentam as chances de um paciente possuir uma HPB sintomática. Já o consumo de frutas tem efeito contrário, assim como a prática regular de exercícios físicos. Além disso, valores altos de PSA (“substância” que só a próstata produz e nos ajuda a avaliar a presença ou não de câncer), doença cardiovascular prévia, obesidade e diabetes também tem relação.

Quais os sintomas de HPB?

            É importante lembrar que nem todos os homens com próstata aumentada terão sintomas relacionados ao aumento da próstata. Dessa forma, é muito comum vermos homens com próstata de 80g (normal é 20g) sem nenhuma queixa e, por outro lado, homens com próstata de 40g muito sintomáticos.

A próstata causa aumentada causa sintomas por dificultar o esvaziamento da bexiga, devido à compressão extrínseca do canal da urina. Os sintomas da HPB são:

  • Jato fraco
  • Hesitação (demora em iniciar a micção)
  • Intermitência do jato
  • Sensação de esvaziamento incompleto ao término da micção
  • Esforço miccional (força com o abdome para ajudar a urina a sair)
  • Intervalo miccional curto (mais de 8 micções por dia)
  • Noctúria (necessidade de acordar à noite para urinar)

Quais são as consequências do HPB?

  • Decréscimo na qualidade de vida por piora progressiva dos sintomas;
  • Disfunção da bexiga, que ao longo do tempo “sofre” tanto com a obstrução que acaba por não desempenhar sua função adequadamente;
  • Sangramento na urina causada pelo aumento da próstata
  • Retenção Urinária Aguda (impossibilidade de urinar, com necessidade de passagem de sonda pelo canal da urina)
  • Infecções urinárias de repetição
  • Formação de cálculos (pedras) na bexiga
  • Desenvolvimento de insuficiência renal (inclusive necessitando de diálise)

Prostatites

A prostatite é outra doença benigna de próstata. Ela acontece por processos inflamatórios da glândula prostática, causados ou não por bactérias

Quem pode ter prostatite?

Todos os homens estão propensos a ter prostatite, mas homens com atividade sexual regular tem mais chances de serem acometidos por uma das formas da doença.

Existem basicamente 2 tipos de prostatite:

– Prostatite bacteriana aguda: os sintomas são mais intensos e causam febre, prostração, ardência, dificuldade e/ou retenção urinária, dor perineal, formação de abscessos na próstata

– Prostatite bacteriana crônica: apresenta sintomas irritativos da micção, como frequência urinária, sensação de micção incompleta, desconforto suprapúbico e ejaculatório.

Uma forma de fazermos o diagnóstico de prostatite, além do quadro clínico bem sugestivo, é dosarmos o PSA. Esse antígeno, normalmente, está muito aumentado, o que nos ajuda a fazer o diagnóstico. Além disso, um exame de cultura de urina é fundamental.

Abs!
Dr. Rafael F. Locali | Urologista | CRM 133874

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Estamos no @drrafaellocali (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 99802-1564

Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Dr Rafael Localli? Clique https://drrafaellocali.com.br/

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno