Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Hérnia Inguinal Infantil é mais comum nos meninos!

Hérnia Inguinal Infantil é mais comum nos meninos!
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Hérnia Inguinal Infantil é mais comum nos meninos!

2 março, 2018

Nos primeiros anos de vida, é comum que algumas crianças apresentem nódulos na região da virilha, que podem ser uma hérnia inguinal. De cada 20 bebês que nascem, no mínimo um estará propenso a ter esse tipo de hérnia, especialmente os meninos prematuros.

A hérnia inguinal é uma proeminência de aparência mole, localizada na virilha devido a uma abertura incomum na parede abdominal. Ocorre devido a um movimento da alça do intestino por meio de um orifício que se formou na parede do abdômen.

No período de gestação, o intestino do bebê é formado e desenvolvido do lado de fora do seu corpo, e só depois o organismo o coloca para dentro. Nos meninos, os testículos são formados dentro do abdômen, e é por meio do canal inguinal que eles descem depois que estão desenvolvidos. Por esse motivo, o aparecimento da hérnia inguinal neles é mais comum, pois os testículos se desenvolvem até o sétimo mês da gravidez, e logo após o nascimento o canal inguinal se fecha, deixando uma pequena abertura para que o cordão espermático passe.

O que causa o aparecimento da hérnia inguinal é a abertura inadequada que ocorre na parede muscular do abdômen, pois o canal inguinal é muito frágil. Essa abertura permite que parte do intestino passe por ela, criando um nódulo de consistência mole na virilha.

A hérnia inguinal em crianças pode provocar sérias complicações. É importante estar atento aos sintomas que podem se manifestar, como a saliência de consistência mole na virilha, que se torna visível ao tossir, chorar, pegar peso, fazer força e esforços físicos gerais. Outros sinais são dor e desconforto na região e sensação de fraqueza ou pressão na virilha.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista Infantil| CRM 133874

É isso.
Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Não tenho conflitos de interesse a declarar.

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno