Saiba como identificar sintomas de tumores do trato urinário.

21 setembro, 2017

Os órgãos que fazem parte do trato urinário são os rins, ureteres, bexiga e uretra. Qualquer um desses órgãos podem desenvolver câncer, mas um dos mais comuns é o câncer de bexiga. Sabemos que esse câncer tem uma associação muito forte com o tabagismo, pode acometer tanto homens quanto mulheres. Quanto maior a nossa idade, maior a chance de desenvolvermos esse tipo de problema, por isso, consultas regulares com o urologista podem ajudar a identificar precocemente essa doença!

O sinal mais comum do câncer do trato urinário é o sangramento na urina, chamada de hematúria, seguida por dores lombares, ardência para urinar e vontade de ir várias vezes ao banheiro.

Além disso, alguns tipos de tumores tem uma associação familiar, ou seja, se algum parente próximo tiver essa doença, temos uma chance um pouco maior de desenvolvermos também. Por isso eu reforço, o check-up urológico regular é fundamental e serve para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Caso perceba qualquer sintoma suspeito, procure um médico para uma consulta.

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama. Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. ❤️
Não tenho conflitos de interesse a declarar.

Dr. Rafael F. Locali | Urologista |CRM 133874