4 principais doenças que causam dor ao urinar!

Imagem ilustrativa de teste de exame de urina

16 fevereiro, 2024

Todos os casos de dor ao urinar devem ser adequadamente investigados por um urologista experiente

A dor ou ardência ao urinar (disúria) é um sintoma comum a diversas condições médicas, sendo que algumas podem indicar problemas mais sérios. Assim, embora às vezes seja difícil especificar se o sintoma é mais evidente na uretra (saída da urina) ou na região da bexiga, quanto mais informações o paciente conseguir fornecer ao médico, mais fácil será a investigação do quadro dentre as diversas doenças que causam dor ao urinar.

Dor ao urinar? Não ignore! Saiba como tratar e prevenir problemas urinários.

Principais doenças que causam dor ao urinar

São inúmeras as causas da disúria, tanto no paciente adulto quanto na criança, portanto é fundamental que o urologista investigue corretamente o sintoma e a história clínica para chegar ao diagnóstico da doença que causa dor ao urinar.

Infecção no trato urinário (ITU)

As infecções no trato urinário (ITU) são uma das principais doenças que causam dor ao urinar, especialmente nas mulheres, e podem ocorrer em qualquer parte do sistema urinário. Por ter o potencial de atingir os rins e causar uma pielonefrite com possível infecção sistêmica, é importante diagnosticar e tratar a ITU o mais breve possível e com o antibiótico correto, bem como deve haver um cuidado profilático para os casos recorrentes.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico de uma infecção no trato urinário geralmente é clínico, ou seja, pode ser afirmado apenas com os sintomas e a história apresentada pelo paciente. Porém, em algumas situações a coleta de uma amostra de urina pode ajudar a confirmar o quadro e até mesmo a identificar o agente etiológico dessa doença que causa dor ao urinar.

Doenças da próstata

Nos homens, algumas alterações prostáticas são, também, doenças que causam dor ao urinar, como a prostatite (inflamação dessa glândula). É importante, porém, ficar atento, pois em determinadas situações o paciente se queixa apenas de incômodo ou dor na região do períneo, e não necessariamente de dor ao urinar.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico das doenças da próstata geralmente envolve um exame físico, conhecido como toque retal, a realização de exames específicos, como a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) no sangue e, em alguns casos, exames de imagem, como a ultrassonografia da próstata e de vias urinárias.

Síndrome da bexiga dolorosa

A síndrome da bexiga dolorosa, também conhecida como cistite intersticial, é uma inflamação crônica da parede da bexiga e, portanto, uma das principais doenças que causam dor ao urinar.

Além disso, essa condição pode estar acompanhada dos seguintes sintomas:

• Dor abdominal ou pélvica;
  • Dor ao enchimento vesical;
  • Urgência miccional;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Necessidade de urinar de madrugada;
  • Dor durante a relação sexual, especialmente em mulheres.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico dessa doença que causa dor ao urinar pode ser desafiador, pois não há um teste específico que confirme a condição. Assim, o médico deve fazer uma análise detalhada dos sintomas e do histórico médico do paciente a fim de descartar outras causas e pode, também, solicitar exames complementares, como cistoscopia.

Pedra na bexiga

A formação de pedras na bexiga, conhecidas como cálculos vesicais, é outra doença que causa dor ao urinar, principalmente em adultos e idosos, visto que essas pedras se formam a partir do acúmulo de sais minerais na bexiga ao longo dos anos.

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico de pedras na bexiga envolve as queixas do paciente e a confirmação por exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, que ajudam a visualizar a presença e o tamanho dos cálculos. Além disso, um exame de urina pode ajudar a identificar as principais substâncias que formam essas pedras.

Na Clínica do Dr. Rafael Locali o atendimento humanizado e de qualidade é a nossa prioridade. Tire dúvidas ou agende uma avaliação!

Quando procurar ajuda médica?

Pacientes com disúria devem sempre procurar um médico para investigar as doenças que causam dor ao urinar, principalmente porque são condições que, se não tratadas, podem gerar complicações sérias e também porque podem indicar algum desequilíbrio metabólico que deve ser ajustado.

Além disso, é importante mencionar que a automedicação não é recomendada a nenhum paciente, pois os sintomas podem ser causados por diferentes condições que exigem abordagens específicas. Assim, um médico urologista deve sempre ser consultado para iniciar uma investigação adequada das doenças que causam dor ao urinar e, consequentemente, um tratamento efetivo.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.

Fontes

MDSaúde