Alguns meninos, infelizmente, nascem com o testículo fora da bolsa testicular (escroto). Essa condição é chamada de criptorquidia, e pode acometer um ou os dois testículos.
Habitualmente esperamos até os seis meses de idade para sabermos, com certeza, se os testículos irão acomodar-se no escroto. Após esse período, caso o testículo não se posicione na bolsa testicular, é fundamental que o coloquemos lá. Isso porque o testículo criptorquídico, que não é operado precocemente, tem uma chance muito grande de apresentar câncer de testículo, além de desenvolver alterações que prejudicam a fertilidade no futuro.
No entanto, é fundamental a realização de exames de ultrassom, e eventualmente, até ressonância magnética ou uma laparoscopia diagnóstica, para sabermos onde esse testículo se encontra. A partir de então, podemos fazer uma cirurgia para posicioná-lo no escroto, chamada de orquidopexia. Caso você não consiga sentir os testículos do seu filhinho, não perca tempo, procure um especialista.
É isso.
Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você estar bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama.
Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
Dr Rafael F Locali
Urologista Crm 133874
Não tenho conflitos de interesse a declarar.