Prevenção às doenças das vias urinárias é uma das funções do urologista, tão importante quanto tratar as doenças já diagnosticadas
Para cuidar devidamente do maior bem da vida humana — a saúde — é importante conhecer as especialidades médicas e de que forma cada profissional atua, sabendo assim quem procurar para manter o bem-estar, para prevenir e para tratar problemas diversos.
Assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que faz um urologista, qual público atende — se apenas homens ou também as mulheres e crianças – e quais doenças ele trata.
Preciso de uma consulta com um urologista!
Índice
O que faz um urologista?
O urologista é um médico especializado em diagnosticar, tratar e prevenir — clínica ou cirurgicamente — as doenças e condições que afetam o trato urinário e o aparelho reprodutor masculino, que inclui os seguintes órgãos:
- Rins;
- Bexiga;
- Uretra;
- Próstata;
- Testículos;
- Pênis.
Quais as doenças tratadas pelo urologista?
São inúmeras as condições de saúde que entram na lista de o que faz um urologista e que podem ser abordadas por esse especialista, sendo que as principais estão apresentadas a seguir.
Infecções do Trato Urinário (ITU)
A primeira condição que se pensa quando se fala no que faz um urologista são as infecções do trato urinário, como cistite (infecção na bexiga) e pielonefrite (infecção nos rins). Elas são mais incomuns em homens do que em mulheres, mas quando presentes podem ter um manejo mais complicado e devem ser tratadas por urologistas experientes.
Cálculos Renais
Ao citar o que faz um urologista, é preciso lembrar do tratamento das pedras nos rins, uma condição bastante dolorosa e que requer tratamento, bem como métodos de prevenção nas pessoas que têm maior propensão a formar cálculos.
Câncer
Urologistas também são especializados no diagnóstico e tratamento de cânceres relacionados ao trato urinário e aparelho reprodutor masculino, incluindo câncer de próstata, bexiga e rins.
Disfunção Erétil
Problemas de ereção devem sempre ser investigados pelo urologista para que a causa seja identificada e adequadamente tratada, seja por terapia medicamentosa ou procedimentos cirúrgicos, quando necessário.
Incontinência Urinária
Os urologistas ajudam a tratar a incontinência urinária em homens e mulheres, que podem ter diversas causas associadas — principalmente congênitas e neurológicas —, oferecendo alternativas como fisioterapia, medicamentos e cirurgia.
Infertilidade Masculina
Quando casais enfrentam dificuldades para conceber é preciso investigar causas masculinas e femininas de infertilidade, sendo bastante comum que o urologista avalie e trate os problemas da fertilidade masculina.
Doenças da Próstata
A próstata é uma glândula que pode adoecer e causar diversas conturbações ao paciente, sendo que as condições mais comuns são o câncer de próstata e a hiperplasia prostática benigna (HPB).
Como é feito o diagnóstico por um urologista?
É importante reconhecer que dentre tudo o que faz um urologista, tem destaque o diagnóstico de condições agudas e crônicas que impactam a qualidade de vida do paciente e até mesmo sua autoestima.
Assim, o diagnóstico realizado por um urologista envolve uma avaliação cuidadosa da história médica do paciente, exame físico e, quando necessário, a realização de exames complementares.
Quais exames são realizados pelo urologista?
Além dos exames de avaliação global da saúde do paciente, o urologista pode solicitar exames mais específicos para a anatomia em questão, como os exames de imagem:
- Ultrassonografia;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Uretrocistografia retrógrada e miccional;
- Urografia excretora;
- Outros.
Além disso, podem ser solicitados exames funcionais como cintilografia renal estática (DMSA) e dinâmica (DTPA) e estudo urodinâmico completo, exames endoscópicos como uretroscopia e/ou cistoscopia, ureteroscopia e/ou ureterorrenoscopia e pielografia retrógrada, bem como exames séricos, urinários e de fluidos corporais.
Por fim, também podem ser solicitados exames anatomopatológicos como:
- Biópsia de próstata
- Biópsia de bexiga
- Biópsias de lesões penianas
- Outros
Quando devo ir ao urologista?
Após compreender melhor o que esse profissional faz, é importante reforçar e reconhecer que a busca por esse especialista não deve se limitar a situações de diagnósticos já confirmados. Assim, é importante que homens e mulheres estejam atentos a sinais e sintomas que envolvem o trato urinário e que podem indicar a necessidade de consulta a um urologista.
Alguns desses sinais e sintomas incluem:
- Dificuldade para urinar;
- Dor na região lombar;
- Sangue na urina;
- Alteração na frequência e/ou volume de micções;
- Dor nos testículos
Como o urologista pode ajudar pacientes do sexo feminino?
Embora a urologia seja frequentemente associada ao tratamento de questões masculinas, as atividades inclusas na lista de o que faz um urologista também envolvem alguns cuidados à saúde feminina. Assim, alguns cenários em que urologistas podem auxiliar mulheres incluem:
- Incontinência urinária;
- Pedras nos rins;
- Infecções do trato urinário;
- Tumores do trato urinário;
- Outras.
Consulte o Urologista Dr. Rafael Locali
A consulta a um urologista é fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de condições de saúde, seja para homens, mulheres e crianças. Agora que você já sabe o que faz um urologista, agende uma consulta hoje mesmo e cuide da sua saúde.
Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o Urologista Dr. Rafael Locali.
Fontes:
Medcel