Tratamento da hidrocele: como funciona?

Imagem ilustrativa dos tipos de hidrocele

6 setembro, 2023

A principal intervenção para a correção da hidrocele é a cirurgia, principalmente quando causa impacto à vida do paciente

A hidrocele é uma condição médica que afeta o sistema reprodutor masculino, mais especificamente os testículos, podendo ser explicada como um acúmulo anormal de líquido na membrana que envolve essas gônadas, a túnica vaginal. Conforme esse líquido vai se acumulando no local, pode haver um inchaço notável do escroto, causando desconforto e preocupação nos pacientes, motivos que os levam a procurar por formas de tratamento da hidrocele.

Principais causas da hidrocele

Quando a hidrocele é identificada no recém-nascido, pressupõe-se que seja de origem congênita, causada pelo fechamento tardio do canal vaginal, de tal forma que o líquido peritoneal (líquido livre na cavidade abdominal) continua sendo escoado para o escroto, causando o acúmulo. Porém, cerca de 80% desses casos se resolvem espontaneamente nos primeiros meses de vida.

Já nas crianças mais velhas, adolescentes e adultos, a hidrocele é chamada de “adquirida”, visto que o surgimento é tardio e não relacionado à vida embrionária. Nessas situações, a hidrocele pode estar relacionada a processos inflamatórios/infecciosos testiculares trauma testicular, ou até mesmo ter sua causa desconhecida – sendo chamada de forma idiopática.

Diagnóstico da hidrocele

O diagnóstico é um momento importante para o paciente e sua família, pois é quando algumas condutas de tratamento da hidrocele são definidas, seja a opção de manter uma estratégia conservadora de observação, seja a escolha de fazer alguma intervenção.

O profissional responsável por esse diagnóstico é o urologista ou uropediatra, que deve fazer um exame físico detalhado do paciente além de analisar detalhadamente seu histórico médico. Como já dito, quando a hidrocele é identificada logo ao nascimento, nenhuma conduta diagnóstica ou cirúrgica      precisa ser tomada de imediato, basta acompanhar o quadro. No entanto, quadros de hidrocele comunicante não devem ser acompanhados, especialmente se a abertura do conduto peritônio-vaginal for ampla, pois existe a associação com hérnia inguinal — que, na criança, é de tratamento cirúrgico.

Além disso, eventualmente é necessária a solicitação de um exame de ultrassom, para avaliar a distribuição do volume de líquido no escroto, região inguinal e eventual comunicação com a cavidade peritoneal.

Tratamento da hidrocele

A escolha pelo tratamento da hidrocele varia de acordo com alguns fatores, como:

• Idade do paciente;
  • Características do quadro;
  • Gravidade da condição;
  • Necessidades específicas do paciente.

Assim, existem duas abordagens principais para o tratamento da hidrocele e que devem ser decididas em conjunto entre o médico e o paciente: o tratamento cirúrgico e o tratamento conservador.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia é uma opção de tratamento da hidrocele, sendo recomendada principalmente nos casos em que a condição provoca aumento consistente e contínuo do volume escrotal, causa desconforto significativo ou algum grau de constrangimento. Além disso, quando optado por acompanhamento, uma outra indicação de cirurgia é a não resolução espontânea do quadro ao longo do seguimento.

Como é feito o tratamento?

A cirurgia para hidrocele busca tanto eliminar aquele líquido que causa sintomas quanto corrigir a anatomia local para evitar recorrência do quadro. Assim, durante o procedimento cirúrgico, o urologista drena o líquido, fecha o canal responsável pelo seu acúmulo, e faz a eversão da túnica vaginal, evitando que o líquido se acumule novamente.

Quando o tratamento para hidrocele é recomendado?

O tratamento da hidrocele costuma ser recomendado quando o paciente se queixa de desconforto significativo causado pela condição, incluindo dor, incômodo estético ou quando há risco de complicações adicionais. Assim, a decisão sobre o tratamento adequado dependerá das características individuais de cada paciente. Já no recém-nascido, a conduta mais adequada é de manter observação do quadro até 3 a 4 meses. Quando não há resolução espontânea deve-se fazer um exame de ultrassom para avaliarmos a presença de comunicação com a cavidade abdominal, pois como dito anteriormente, hidroceles comunicantes tem risco de serem acompanhadas de hérnia inguinal.

Preciso de um uropediatra para o meu filho!

Como o uropediatra Dr. Rafael Locali pode ajudar no tratamento da hidrocele?

O uropediatra Dr. Rafael Locali possui ampla experiência no tratamento de condições do sistema reprodutor masculino em crianças e adolescentes. Com conhecimento atualizado sobre as abordagens mais recentes e eficazes para o tratamento da hidrocele, o Dr. Rafael Locali pode oferecer diagnóstico preciso, orientação adequada sobre as opções e cuidados personalizados para cada paciente.

Tire dúvidas ou marque sua consulta para saber mais a respeito com o urologista Dr. Rafael Locali.

Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Sociedade Brasileira de Urologia