Atendimento Vila Mariana

Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp

Como escolher um urologista infantil?

Criança escolhendo um urologista com os pais
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Como escolher um urologista infantil?

4 agosto, 2022

Principais dicas para escolher um urologista infantil incluem pedir recomendações ao pediatra e entender os motivos da consulta

Quando se trata de saúde das crianças, a maioria das pessoas pensam imediatamente no pediatra. Porém, existem algumas situações em que pode ser necessário se consultar com um médico especializado em determinados tipos de doença ou em sistemas específicos do corpo humano — como escolher um urologista infantil, por exemplo.

Uma das especialidades que trata da saúde das crianças é a uropediatria, que se responsabiliza por diagnosticar e tratar diversos problemas que afetam o sistema genito-urinário das crianças e adolescentes. Ao se deparar com a necessidade de levar a criança a este profissional, entretanto, muitos pais podem acabar com muitas dúvidas em relação a como escolher um urologista infantil.

Quando levar seu filho ao urologista infantil?

Para entender como escolher um urologista infantil, é necessário, primeiro, saber quais são as condições que geralmente levam à necessidade de se consultar com este profissional. Na realidade, não há uma idade ideal para se consultar com este especialista, sendo que geralmente o paciente é encaminhado por um pediatra que identificou algum tipo de alteração urológica.

Os pais e responsáveis também podem se deparar com a dúvida sobre como escolher um urologista infantil quando desejam fazer consultas preventivas e de acompanhamento do desenvolvimento da criança. Neste caso, é possível identificar precocemente uma alteração de saúde, prevenindo que ela se torne um problema grave.

Entre as principais doenças tratadas pelo urologista infantil, estão:

Como escolher um urologista infantil? Principais dicas

É natural que haja uma grande preocupação em escolher um profissional de confiança para cuidar da saúde das crianças, especialmente quando há um problema específico em curso. Para quem está se questionando como escolher um urologista infantil, vale anotar essas dicas:

Peça recomendações ao pediatra do seu filho

Se você já tem um pediatra de confiança que cuida da saúde de seu filho, peça a ele algumas indicações para facilitar a sua escolha. Caso este profissional não tenha nenhum especialista para recomendar, peça que ele te oriente sobre como escolher um urologista infantil.

Saiba qual o principal motivo da consulta

Tenha em mente quais são os objetivos da consulta com o urologista infantil, de modo que você consiga escolher um profissional de acordo com o motivo da consulta e as particularidades do caso.

Conheça o foco principal do Urologista Infantil

Outra maneira eficiente de como escolher um urologista infantil consiste em verificar a experiência do profissional e entender quais são os seus principais focos de atuação. É necessário que o especialista atua de maneira que atenda às suas expectativas e necessidades.

Tire suas dúvidas sobre a especialidade

O ideal é que todas as suas dúvidas sejam sanadas durante a consulta com o especialista, mas se você ainda está se questionando como escolher um urologista infantil, uma boa saída é pesquisar antecipadamente sobre a especialidade. Dessa forma, você poderá entender o que este profissional faz, como deverá ser a consulta e quais os possíveis tratamentos que serão realizados.

Lembre-se, porém, que todos os casos são individualizados, e as informações que você encontrar na internet nem sempre estarão de acordo com a realidade de seu filho.

Dr. Rafael Locali: urologista infantil

Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) e com residência médica em Cirurgia Geral, Urologia e Transplante Renal, na Universidade de São Paulo (USP), o Dr. Rafael Locali é urologista infantil com diversas especializações e aperfeiçoamentos nas áreas de cirurgia urológica avançada, procedimentos minimamente invasivos e cirurgia robótica.

O profissional está altamente capacitado a dedicar-se ao cuidado de doenças urológicas complexas por meio de técnicas pouco invasivas, priorizando sempre o atendimento humanizado do seu paciente e sempre adequando sua postura e linguagem para que crianças e familiares se sintam acolhidos e compreendidos.

Marque uma consulta para saber mais a respeito do Urologista Dr. Rafael Locali – https://drrafaellocali.com.br/contato/

Fonte:

Dr. Rafael Locali

Dr. Rafal Locali
Dr. Rafael Fagionato Locali
Urologista
CRM 133874
Logo Dr. Rafael Locali

planeta_22 planeta_11 planeta_22 planeta_11 menino_footer_blog_interno